Destino: Goiás!

A primavera vem chegando e com ela um gostinho do nosso tão amado verão. As temperaturas sobem, o sol reina, as flores renascem e dá até vontade de esticar a noite no barzinho ao ar livre. Em comemoração a chegada da estação mais alegre do ano, o nosso Destinos de Viagem está de volta e desembarcaremos em Goiás, mais precisamente, nas belezas da Chapada dos Veadeiros.

A região é formada pelos municípios de Alto paraíso, Colinas do Sul, São João D’aliança, Cavalcante e Teresina, fazendo parte do cerrado ao nordeste de Goiás. Muito procurada por aventureiros e naturalistas, a Chapada é um recanto geológico recheado de cachoeiras, trilhas e grutas.

Para quem gosta de viagens de carro, a localidade está a 440km de Goiânia e 230km de Brasília, e tem fácil acesso pela rodovia federal 239. Este é um destino especial para quem acredita no poder da terra e do contato direto com a natureza, visto que todas as atrações incluem percurso de trilha e ou auxílio de rapel e escalada. Montanhosa, esconde suas belezas por todos os cantos, sendo as grutas de águas cristalinas e as cachoeiras de água em abundância.

A Chapada dos Veadeiros é uma reserva natural e Patrimônio Natural da Humanidade, por isso, as visitas ocorrem com guia e tem limite de turistas por dia. Por lá, é possível admirar as belezas de Salto do Rio Preto, com quedas d’água de até 120m de altura. Aos arredores da reserva temos os vilarejos de São Jorge e Cavalgante, que também abrigam atrações espetaculares como o Vale da Lua – formação rochosa cinza claro e polida, com pequenas piscinas que lembram a superfície lunar.

O Jardim de Maytrea é formado por horto florido e veredas de buritis, uma opção para quem gosta de piquenique e paisagem fotográfica. Vale lembrar que é sempre válido consultar o Centro de Apoio ao Turista (CAT) ao agendar suas visitas, a maioria dos pontos de visitação exige passeio guiado – por conhecimento da área e por ser região de preservação.

Para quem gosta de aventura, como falamos acima, vale investir na Chapada. Sua região rochosa forma trilhas para todos os níveis, e favorece a prática de atividades mais radicais como cascading, canyoning, tirolesa e rapel. Para repor as energias, centros terapêuticos são opção para revigorar corpo e mente. Para quem acredita na força da natureza, a região é uma das maiores em concentração de cristal de quartzo do mundo, um paraíso energético para quem busca renovação.

Por ser região turística, todos os vilarejos contam com hotéis, pousadas e hostels para qualquer bolso, além de opções gastronômicas variadas. Cabe ao turista planejar a viagem de acordo com o orçamento, e consultar o CAT para informações pontuais sobre passeios, normas e valores.

 

 

 

Por | 2017-07-19T11:36:43+00:00 setembro 21st, 2016|Destinos de Viagem, Lifestyle, Notícias|0 Comentários

Deixe um comentário