/, Notícias/Beleza: mitos e verdades sobre a pele e os cabelos no verão

Beleza: mitos e verdades sobre a pele e os cabelos no verão

O verão pede cuidados especiais com a pele e com os cabelos, mas você sabe quais cuidados são estes?

A estação mais amada do ano está chegando e com ela aquela dúvida: quais os cuidados especiais que o sol e o calor exigem para o meu corpo? Ouvimos muitas perguntas e dicas, mas afinal, o que será mesmo verdade e o que é mito quando se fala em pele e cabelos no verão? Vem com a gente conferir!

 

A partir do FPS 60, a eficácia é a mesma?

Mito! Conforme a farmacêutica especializada em cosmetologia Ana Carolina Ribeiro, em entrevista para a revista Boa Forma, o número do FPS significa a quantidade de vezes que o seu protetor vai ampliar o tempo que você leva para ficar com a pele vermelha. Por exemplo: se você já vira uma pimenta após cinco minutos, esse prazo se estende para 150 minutos com um FPS 30.

Porém, precisamos ainda atentar para mais um detalhe: o que causa este efeito de vermelhidão na sua pele são os raios UVB. Já os raios UVA são os responsáveis por males como o envelhecimento precoce e câncer de pele. O fator de proteção que age contra ele é o chamado PPD e a variação dele entre um FPS 60 e um FPS 90, por exemplo, pode até mesmo dobrar em alguns produtos. Por tanto, muita atenção ao escolher o seu protetor solar e o FPS dele.

 

 

Sol ajuda a melhorar a pele com acne?

Verdade! O sol tem ação anti-inflamatória, o que melhora o aspecto de espinhas de grau leve. Mas calma, não adianta ficar torrando no sol para isso. Na verdade, a melhora na aparência ocorre de forma gradativa, depois de alguns dias de exposição e de forma discreta. No caso de cravos ou acne severa, o sol não ajuda muito. Então, tome sol, mas com moderação. E para não agravar a inflamação, já que no calor transpiramos mais, opte por filtro solar em gel ou oil free.

 

 

Comer cenoura ajuda no bronzeado?

Verdade! Alimentos ricos em betacaroteno – como a cenoura, o mamão, a abóbora e a laranja – estimulam a produção de melanina, que dá cor à pele. Além disso, este componente ainda tem ação regeneradora e antioxidante, o que aumenta as defesas da pele contra a radiação. Conforme o dermatologista Marcelo Bellini, em entrevista para a revista Boa Forma, uma boa dica é turbinar o cardápio com alimentos ricos em betacaroteno cerca de 15 dias antes da exposição ao sol e enquanto estiver na praia. Mas lembre-se, eles são só um empurrãozinho para deixar a pele mais bonita. Você não pode abrir mão de outros cuidados, como o filtro solar, hidratante e muita água!

 

 

Protetor solar impede o bronzeamente?

Mito! O protetor solar tem como função proteger a pele durante a exposição solar. Ele reduz bastante a queimadura na pele, mas não atrapalha o processo de bronzeamento. O que acontece é que, quando você não usa o protetor solar, a pele é agredida e o organismo responde com uma descamação, como forma de trazer à tona uma pele nova e saudável. Mas quando você toma sol com o filtro solar, os raios UV chegam à sua pele com menos intensidade. Ela é menos agredida e não descasca, assim o bronzeamento ocorre de forma mais gradual e permanece homogêneo por mais tempo. Ou seja, se você quer garantir aquela corzinha de verão, não deixe de usar protetor solar jamais!

 

 

Hidratar bem a pele faz o bronze durar mais?

Verdade! A hidratação é a melhor amiga do seu bronzeado. Conforme explicamos na última resposta, quando a sua pele está protegida, ela não sofre tanto com os efeitos do sol e não descasca, assim o bronzeamento dura mais. O ideal é que os cuidados comecem ainda antes da exposição solar, então é hora de começar a investir agora mesmo no hidratante para começar o verão com a pele prontinha para o sol.

 

Você também vai gostar de: 5 dicas para começar com tudo a melhor estação do ano 

 

Protetor solar capilar deixa o cabelo oleoso?

Mito! Se fios oleosos são o seu medo, já existem variadas versões de protetor solar capilar disponíveis no mercado, como spray, leave-in, creme para pentear e máscara de proteção, conforme cada necessidade. O que não vale é deixar de usar! Lembre-se que quanto mais fino for o seu cabelo, mais leve deve ser o produto.

 

 

Piscina e mar deixam os fios loiros esverdeados?

A resposta pra esta pergunta é, em partes, verdade. A água do mar ou da piscina não tem nenhum efeito na cor dos fios loiros naturais. Agora se o seu cabelo foi clareado recentemente (cerca de uma semana ou 15 dias) pode não ser uma boa ideia dar um  mergulho. O que acontece é que a química enfraquece os fios e abre as cutículas, o que permite que substâncias como o cloro e o sulfato de cobre presentes na água da piscina penetrem no cabelo, alterando a cor. Já a água do mar, devido ao sal, não altera a coloração, mas deixa os fios ainda mais ressecados. Neste caso, depois do clareamento, espere ao menos duas semanas antes de pegar uma praia ou nadar na piscina e tome precauções como lavar o cabelo no chuveiro depois de mergulhar e usar um leave-in rico em silicone, que fecha as escamas do fio.

 

 

Bases fluidas permitem que a pele respire melhor?

Verdade! Se tem uma coisa que a sua pele precisa no verão é respirar. Por isso, se você não consegue viver sem maquiagem, prefira bases mais fluídas. Esta versão do produto contém menos óleo e pigmentos na fórmula, o que evita o entupimento dos poros, além de ter menos chances de escorrer com o suor.

 

 

Água termal ajuda a hidratar a pele sob o sol?

Verdade! Conforme a dermatologista Karla Assed, em entrevista para a revista Boa Forma, a alta concentração de minerais naturais como ferro, zinco, selênio e manganês em sua composição tornam a água termal um ajudante na hora de manter a pele hidratadas. A dica é levar o produto com você a praia para borrifar no rosto e no corpo de vez em quando para se refrescar e hidratar. Após o banho, aplique a água termal antes do hidratante corporal ou facial para aliviar vermelhidão e a sensação de ardência. Está liberado usar quantas vezes quiser ao longo do dia!

 

 

Usar perfume na praia mancha a pele?

Verdade! Uma das indicações para preservar os seus perfumes é guardar os frascos longe da luz, certo? Então com a fragrância na sua pele não seria diferente. As substâncias fototóxicas deste cosmético, quando expostas à radiação solar intensa, podem danificar a pele. Além disso, o álcool e os fixadores presentes nos perfumes também podem desencadear algum tipo de alergia quando expostos ao sol, principalmente em que tem a pele mais sensível. Ou seja, perfume + praia não é uma boa combinação.

 

Gostou destas dicas? Então compartilha com as amigas no Facebook e não deixe de acompanhar a gente por lá e pelo Instagram @duallin_moda.

E que tal dar uma espiadinha na nova Coleção Beachwear 2018/2019Clique aqui e acesse!

 

Você também vai gostar de ler: Como comprar os seus biquínis online? 

Fonte: Revista Boa Forma

 

 

Por | 2018-11-20T09:33:37+00:00 novembro 20th, 2018|Moda, Notícias|0 Comentários

Deixe um comentário