/, Lifestyle, Style/10 cidades gaúchas que você precisa conhecer!

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer!

Lindas praias e uma serra repleta de cenários de tirar o fôlego. O turismo no RS tem opções para todos os gostos: de roteiros para os amantes da culinária até cânions e cachoeiras para os mais aventureiros.

Se você está procurando um passeio para aproveitar o carnaval ou para curtir as férias, confira só nossas 12 dicas de cidades gaúchas que você precisa conhecer!

Gramado: Localizada a 120 km da capital Porto Alegre, Gramado é conhecida por ser “um pedacinho da Europa no RS” com seu clima predominantemente frio, a arquitetura típica e a gastronomia herdada dos colonizadores alemães e italianos.

Canela: Impossível falar de Gramado sem logo lembrar-se da vizinha Canela. Também colonizada por alemães e italianos, este município se destaca pelos vales e mata nativa, jardins bucólicos e por ser o lar da maior cascata do RS, a Cascata do Caracol. Uma opção perfeita para quem quer descansar aproveitando as especialidades gastronômicas junto à natureza.

Bento Gonçalves: Conhecida por suas vinícolas, Bento Gonçalves preserva todas as características de um município colonizado por italianos: é um verdadeiro pedaço da Toscana no Brasil. Além de fazer parte da Rota dos Vinhedos, o município ainda reserva culinária e arquitetura típicas da Itália, paisagens belíssimas e muita história!

Torres: Umas das cidades litorâneas mais famosas do sul do país, Torres têm atrações para todos os gostos, de praias calmas e reservadas até uma vida noturna agitada. O cartão-postal do município é a Praia da Guarita, com seus famosos penhascos e ondas perfeitas para os surfistas. Aproveite para conhecer também a reserva ecológica Ilha dos Lobos e o Festival de Balonismo, que enfeita o céu de Torres todo o mês de março.

Três Coroas: O município é muito querido pelos amantes de esportes como rafting e rapel, mas também é conhecido por abrigar o único templo budista tibetano da América do Sul. O local foi fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche com a  intenção era criar um espaço para inspirar de forma positiva quem o visitasse, independente de sua crença. A visitação é gratuita e aberta de quarta a domingo. No templo, além de aprender os ensinamentos budistas, você pode passear pelos jardins e participar dos retiros.

Cambará do Sul: Conhecida como a “Capital dos Cânions”, este município está localizado na serra gaúcha, a 200 km da capital, e abriga 36 formações rochosas distintas. O mais famoso e que já foi cenário de produções cinematográficas é o cânion do Itaimbezinho, um dos maiores do Brasil e que existe a pelo menos 130 milhões de anos. Sua extensão chega a 5.800 metros e a largura varia de 200 a 600 metros. Durante o inverno, com sorte, até neve é possível ver no local.

Antônio Prado: Esta é para os apaixonados por história e arquitetura! A pequena cidade de Antônio Prado fica localizada a 185 km de Porto Alegre e se destaca pelo conjunto de prédios construídos entre os séculos XIX e XX que são tombados como Patrimônio Histórico e Artístico. No local existe, inclusive, o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil. Além disso, o município ainda se destaca pela cultura popular e pela culinária típica.

Caxias do Sul: Assim como Bento Gonçalves, Caxias também se destaca pela qualidade de seus vinhos e espumantes. Além das vinícolas, o município reúne cantinas e locais históricos. A Festa da Uva ocorre sempre no mês de fevereiro e é uma das maiores e mais tradicionais do RS com feira de degustação, danças e músicas típicas. Em Caxias você também pode visitar o Château Lacave, o único castelo da América Latina a abrigar uma vinícola.

Pelotas: Se você também ama doces, não pode deixar de conhecer Pelotas. A cidade produz os doces mais famosos do RS, especialmente os de origem portuguesa. O município é lar da Fenadoce, a maior feira de docerias do país. Além disso, Pelotas ainda te reserva inúmeros parques e uma belíssima arquitetura portuguesa do século XIX.

Nova Prata: Este município singular encontra-se a 180 km de Porto Alegre e se destaca pela preservação da natureza, com suas trilhas, cascatas e o complexo hidrotermal, com fontes de água que brotam em temperatura de 41°C vindas do Aquífero Guarany, o maior reservatório de água doce do mundo.

Fonte: quantocustaviajar.com

Foto: Prefeitura Municipal de Gramado

 

Por | 2018-02-05T16:29:40+00:00 fevereiro 5th, 2018|Destinos de Viagem, Lifestyle, Style|0 Comentários

Deixe um comentário