/, Lifestyle, Notícias/Dia dos Namorados: Conheça a Porto Alegre rural

Dia dos Namorados: Conheça a Porto Alegre rural

Já pensou em conhecer nossa capital de um jeito diferente? Ou melhor, você conhece a área rural de Porto Alegre? Se a resposta for não para estas perguntas, achamos um passeio bem especial para este dia dos namorados.

O roteiro Caminhos Rurais é oferecido no próximo dia 12 aos casais interessados em fazer um passeio diferente no domingo. Com saída às 9h no Largo do Zumbi dos Palmares e previsão e chegada ás 18h no mesmo local, a rota é uma promoção da agência Sítio do Mato Turismo.

A visitação tem início na Praça de Belém Velho, que abriga figueiras centenárias e a Capela de mesmo nome, a segunda mais antiga da cidade e de onde se tem relatos dos primeiros imigrantes a forma a capital gaúcha. As histórias iniciam nas sesmarias, em 1735 e seguem até a atualidade.

No bairro Lami acontece a visita ao Sítio Capororoca, onde se realiza produção ecológica de alimentos com base em plantas não convencionais, como o famoso Pão de Urtiga – prato chefe da casa. Em seguida, almoço no Sítio Santa Clara, com cardápio caseiro e fogão campeiro para esquentar os casais.

A última visita se dá na Cabanha Costa do Cerro, que além da hospedagem de cavalos, possui reserva ecológica com trilha para apreciação natural dos visitantes. O percurso circunda o Morro São Pedro, e após a caminhada, os turistas são levados ao Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, no alto do Morro da Pedra Redonda. Lá de cima, com vista panorâmica, é possível apreciar o início do por do sol, e se despedir do passeio.

Informações turísticas:

Sobre a Capela de Belém Velho

Belém Velho é a segunda paróquia mais antiga da cidade, sendo precedida apenas pela de Nossa Senhora Madre de Deus, atual Catedral Metropolitana. Por volta de 1824, vivia na região Francisca Maria de Jesus, esposa de Manoel Rodrigues Rangel que era filho do sesmeiro Dionísio Rodrigues Mendes. Francisca era devota de Nossa Senhora de Belém e tinha um oratório particular com uma pequena imagem da santa. Foi essa imagem que, em 1830, provocou a construção da Capela de Nossa Senhora de Belém.

Em 1872, a cabela desabou quase que por completo, restando apenas a capela-mor. Ela somente foi reedificada em 1890 e se tornou o templo de Belém Velho. Em 1924, Francisca Maria de Jesus, dona da chácara onde a capela estava localizada, veio a falecer, doando às terras à Nossa Senhora de Belém. Atualmente, ainda existem na capela alguns objetos dos primórdios de sua construção, como as grades de madeira e a pia de água benta.

A capela de Belém Velho continua sendo um dos principais pontos do bairro. Apesar de ser um dos mais antigos da cidade, os limites de Belém Velho só foram delimitados em 1980, com a lei 4876. Atualmente, o bairro possui uma das menores densidades demográficas de Porto Alegre e é conhecido pela utilização produtiva da terra.

Sobre o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

Um dos principais atrativos da rota Caminhos Rurais de Porto Alegre e do city tour linha Turismo roteiro Zona Sul é o Santuário Mãe de Deus. Nossa Senhora Mãe de Deus é a padroeira de Porto Alegre, e recebeu um lugar privilegiado para ser cultuada. O templo do Santuário que fica no alto do Morro da Pedra Redonda, ponto na Zona Sul de onde se tem uma vista de quase 360° da cidade, dos morros, enseadas, ilhas e do Lago Guaíba até o Farol de Itapuã, no início da Laguna dos Patos.

Tendo em vista a localização, a construção de 700 metros quadrados, concluída em 2000, foi projetada para resistir a ventos de até 200 km/h. Na estrutura foram empregadas 93 toneladas de ferro e 5 toneladas de vidro de 10mm de espessura, que além da firmeza conferem leveza e transparência ao prédio, de linhas arrojadas, definidas principalmente pelo grande telhado em duas águas que organiza todo o conjunto e se estende até o nível do solo. As laterais exibem vitrais e no altar estão imagens sacras de 80 kg, esculpidas na Itália, em madeira maciça de tília.

O complexo do Santuário compreende um campanário independente e instalações sanitárias para o público que comparece nas ocasiões festivas e romarias. Para esses eventos foi instalado um altar ao ar livre, na esplanada defronte ao templo.

Serviço:

Caminhos Rurais

Data: 12/06/2016
Horário: 9h
Local/Endereço: Largo Zumbi dos Palmares (da Epatur) – Cidade Baixa (saída)
Contatos: http://sitiodomato.com/caminhosrurais / agencia@sitiodomato.com / www.sitiodomato.com
(51) 3319.4133/9987.7551
Ingressos: Valor Adulto R$ 130,00 (cento e trinta reais). Valor Crianças acima de 3 anos até 10 anos R$ 100,00 (cem reais)– abaixo de 3 anos no colo é isento de pagamento.Inclui: guia de turismo, transporte, um almoço e ingresso nos cinco atrativos citados no roteiro.

FONTE: www.portoalegre.travel

Por | 2017-07-19T13:18:43+00:00 junho 3rd, 2016|Destinos de Viagem, Lifestyle, Notícias|0 Comentários

Deixe um comentário