/, Lifestyle, Notícias/Bombinhas: Um paraíso natural

Bombinhas: Um paraíso natural

A paradisíaca praia de Bombinhas fica entre a capital catarinense Florianópolis e a cidade de Balneário Camboriú – dois concorridos destinos do verão. Bombinhas chama a atenção pela natureza preservada e a oferta de mergulhos e passeios surreais. Com praias e vegetação de mata Atlântica por quase todos os lados, a cidade tem rígidas regras ambientais que impedem a degradação e garantem paisagens limpas mesmo na temporada, quando recebe cerca de dez vezes sua população fixa, que gira em torno de nove mil habitantes.

O público jovem gosta mais de Quatro Ilhas, palco de luaus, boas ondas e de onde avista-se as ilhas de Arvoredo, Galés, Deserta e Macuco. O arquipélago, que compõe a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, é considerado um dos melhores pontos de mergulho do País, com águas transparentes, exuberante vida marinha e naufrágios. Sepultura e suas piscinas naturais são o refúgio das famílias, enquanto os casais encontram clima de romance em Mariscal.

Diversas trilhas bem conservadas e repletas de bromélias e orquídeas – entre elas a Laelia purpurata, símbolo de Santa Catarina – levam a mirantes naturais como o Morro do Macaco, a 190 metros de altitude e que descortina o mais belo pôr do sol da região; e o Eco 360º, que revela cada recanto da cidadezinha de apenas 36 quilômetros quadrados.

Colonizada pelos açorianos, Bombinhas mantém as tradições através da gastronomia à base de caldeiradas de frutos do mar e pirões; e do folclore, sempre presente nas festas religiosas. As manifestações culturais podem ser apreciadas ainda no Parque Ambiental Família Schurmann, um espaço que combina ecologia, cultura e educação ambiental.

Reserva biológica marinha do arvoredo

Um dos melhores lugares do Sul do país para a prática do mergulho ecológico, a Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé e Deserta, soma 17.800 hectares a uma distância média de 11 quilômetros da costa. A área de proteção foi criada em 1990, visando defender não só a natureza da região, mas também sua importância histórica e arqueológica – antigas sepulturas Sambaquis e Itacoatiaras são vestígios evidentes da ocupação humana há mais de dois mil anos.

A principal estrela do arquipélago é a Ilha do Arvoredo, local que encanta mergulhadores de todos os níveis. Assim como as outras ilhas, Arvoredo tem acesso controlado pelo Ibama – apenas vinte pessoas por dia podem desfrutar da rica fauna marinha favorecida pelo encontro das correntes do Brasil e das Malvinas, com visibilidade de 15 metros de profundidade no verão – melhor época. Entre as espécies que habitam a região, moréias, garoupas, meros, cardumes de sardinhas e lulas, além de tartarugas marinhas e arraias. O percurso até o local para cair na água dura cerca de duas horas e quase sempre é acompanhado por aves como atobás, fragatas, andorinhas-do-mar…
Quem não tem muita intimidade com roupas de neoprene, cilindro e respiradores, as empresas da região oferecem o “batismo”, um mergulho que não requer experiência anterior e conta com o auxílio de instrutores. Na Ilha da Galé, a mais próxima da costa (sete quilômetros), os aventureiros encontram um atrativo a mais: o rebocador Lili, naufragado em 1958.

Fonte: FériasBrasil
Foto: Pata da Cobra

 

 

Por | 2017-07-19T13:44:11+00:00 janeiro 27th, 2016|Destinos de Viagem, Lifestyle, Notícias|0 Comentários

Deixe um comentário